sábado, 6 de fevereiro de 2016

JOGUE XADREZ PELO CHAT DO FACEBOOK


Está entediado e não tem mais nada para conversar com ninguém? Que tal uma partida de xadrez? A equipe maluca de programadores do Facebook resolveu criar um easter egg no Messenger, o aplicativo de mensagens instantâneas da rede social, em que é possível jogar xadrez com qualquer amigo. 

Para isso, basta digitar o código “@fbchess play” (sem aspas) na conversa com o seu amigo que você quer jogar. Os comandos são bem simples, onde cada peça tem um símbolo:

Peões = P
Cavalos = N
Bispos = B
Torres = R
Rainha = Q
Rei = K

As linhas horizontais do tabuleiro são representadas por números e as linhas verticais por letras, como na batalha naval. Para movimentar a peça, basta digitar a combinação. Por exemplo: para movimentar um peão, você digita o código “@fbchess Pb4”, onde P representa a peça, e b4 a casa. 

Depois de jogar, é só esperar seu adversário movimentar uma peça para dar sequência ao jogo. Se os jogadores querem encerrar a partida empatada, basta que um deles envie o código "@fbches draw offer". Para desistir e começar outra partida, o jogador deve enviar o código "@fbchess resign". Se quiser conferir a lista completa de comandos, basta enviar "@fbchess help".

A função não foi anunciada oficialmente pelo Facebook. Mas como na internet nenhum segredo dura muito tempo, usuários da rede social Reddit descobriram os códigos e divulgaram o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário