quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

APRENDA A PROGRAMAR SEM GASTAR


Uma ideia não vai muito longe sem uma execução bem feita. E é comum ver pessoas que têm boas ideias de aplicativos mas não sabem como desenvolvê-los – e que não encontram bom sócios que conheçam a área ou não têm dinheiro para terceirizar este serviço.

Aprender a programar pode ser uma alternativa para quem se encontra nesta situação. E é possível aprender sem gastar nada, com a ajuda da internet. É claro que é preciso ter muita determinação para encarar o  desafio. Conheça alguns sites que são referências para este aprendizado:

1. Microsoft Virtual Academy
Este é um serviço voltado para os interessados em criar produtos para o Windows. O serviço está disponível em língua portuguesa. Acesse a Virtual Academy em https://mva.microsoft.com/.

2. Code
Também disponível em português, o Code.org é uma iniciativa que mostra a importância do ensino de programação para crianças. Até por isso, é voltado para alunos a partir dos quatro anos de idade. Há materiais relacionados a filmes e jogos como Star Wars, Frozen e Flappy Bird. Mais informações em https://studio.code.org/.

3. Coursera
Um dos cursos da plataforma de educação é o Ciência da Computação 101. Ele tem uma introdução em português, mas o curso em si é em inglês e liderado por um professor da Universidade de Stanford (EUA). Confira-o em https://www.coursera.org/course/cs101.

4. CodeAcademy
Este é uma das plataformas de ensino de programação mais usadas no mundo. Infelizmente só está disponível em inglês, entretanto. A CodeAcademy tem cursos sobre linguagens como HTML, CSS, JavaScript, JQuery, PHP, Python e Ruby. Mais informações em https://www.codecademy.com/.

5. EdX
Esta plataforma foi criada pela Universidade de Harvard e pelo MIT. Há 60 cursos diferentes. O mais voltado para programadores iniciantes é este aqui: https://www.edx.org/course/introduction-computer-science-harvardx-cs50x#.VNYLwvnF_0c.

6. Code Avengers
A plataforma da Nova Zelândia está disponível em português europeu. O Code Avengers tem uma interface bonita e é focado no desenvolvimento de jogos, aplicativos e sites. Saiba mais em https://www.codeavengers.com/.

7. Khan Academy
Criada em 2006, a Khan Academy é pioneira no ensino gratuito de programação. A Academy tem vídeos didáticos sobre as várias etapas da programação de jogos e animações. Saiba mais em https://www.khanacademy.org/.



Nenhum comentário:

Postar um comentário