sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

ERROS AO COMPRAR UM COMPUTADOR


Você resolveu trocar o seu velho computador por um novo? Se você não fez muito bem a sua lição de casa sobre o assunto vai acabar pagando demais por um monte de coisas das quais você realmente não precisa. Para que isso não aconteça, saiba como evitar estes erros comuns.

NÃO COMPRE ALÉM DO QUE PRECISA
Não compre um computador com base no que você viu ou ouviu nos meios de comunicação, mas sim aquele que permitirá que você faça o que precisa fazer. Não é necessário ter o processador mais rápido disponível e quatro vezes mais memória do que você realmente usa. Pague apenas pelo que vai atender às suas necessidades, e nada além.

NÃO COMPRE POR CAUSA DE UM ÚNICO NÚMERO
Nós sempre ouvimos vários números quando o assunto é hardware (os componentes internos de um computador). Em contraste, vários números importantes sequer são mencionados. É por isso que você nunca deve se concentrar em um único número no momento de decidir o que comprar. Peça a alguém que esteja familiarizado com computadores para conferir se a compra que você está considerando tem todas as coisas que você vai precisar.

VOCÊ SABE O QUE VEM COM O SISTEMA OPERACIONAL?
Um sistema operacional é o software que permite que você use seu computador, como o Windows, OS X e Linux. O computador que você comprar precisa executar os programas que você vai usar para que a sua compra valha a pena. Alguns programas são compatíveis com apenas um sistema operacional, portanto é importante decidir o que você precisa fazer com o seu computador novo, e então descobrir se o sistema operacional é compatível com isso.

SERÁ QUE VAI FUNCIONAR?
Só porque o computador que você está comprando tem capacidades WiFi e Bluetooth, isso não significa necessariamente que elas vão funcionar bem o tempo todo. O WiFi, por exemplo, pode ter diferentes classes e velocidades, por isso não é seguro supor que ele vai funcionar em qualquer situação. Antes de comprar, compare todos os recursos que são importantes para você e escolha o melhor.

TEM TUDO O QUE VOCÊ QUER E PRECISO?
Os computadores modernos possuem tantas configurações diferentes que nunca é seguro supor que um determinado recurso está incluso nele. Um bom exemplo disso é que certos modelos de computador hoje em dia vêm sem as unidades de CD/DVD, porque muitas pessoas já não os usam. Se isso é um elemento essencial para você, verifique se ele está incluso e que funciona da maneira que você quer.

NÃO IGNORE DETALHES
Você deve sempre verificar o que as lojas não falam. Por que o vendedor falou tanto da memória RAM de certo computador, mas não mencionou nada sobre ela no outro? Se os detalhes não são mencionados ou elaborados, é provável que eles não sejam favoráveis.

É POSSÍVEL FAZER UPGRADE?
Nunca é seguro supor que um determinado componente em um computador ou laptop pode ser atualizado à vontade. Alguns componentes simplesmente não vão ser compatíveis. Por exemplo, se você quiser um processador melhor no futuro, precisará encontrar um que corresponda à placa-mãe do seu computador. Se quiser mais memória, terá que ver se há espaço suficiente para isso. Tenha em mente possíveis upgrades futuros quando for comprar o computador agora.

FAÇA UM "TEST DRIVE"
Você deve sempre procurar experimentar o computador ou laptop que pretende comprar antes de realmente comprá-lo. Se sua loja tem o modelo em exibição, não deixe de conferir pessoalmente. Preste muita atenção à forma como tudo parece funcionar - a tela , o mouse, o teclado, tudo. Se você não gostar de alguma coisa, não compre.

O BARATO TE SAI CARO
Se você não usa muito o computador e, quando usa, é apenas para passar um tempo navegando na internet, até pode escolher a opção mais barata, mas isso definitivamente não se aplica a todo mundo. Gastar um pouco mais (sem exagerar com coisas que você não precisa) significa que você provavelmente terá maior confiança e longevidade no produto. Dê uma olhada em boas promoções, mas tente comprar marcas e modelos conhecidos, e com boas avaliações de outros usuários.

SOFTWARE DE TESTE
Tenha cuidado para não ser enganado com isso. Muitas vezes, as lojas dizem que o seu computador já inclui algum software, como o antivírus, pacote Office ou mesmo o próprio sistema operacional, mas ele é instalado no seu computador em uma versão gratuita temporária para você testar, e depois de algumas semanas você acaba tendo que gastar mais para realmente comprar o produto, que não sai barato. Para evitar essas armadilhas, certifique-se de que todos os programas instalados no computador são originais, completos e não estão em versão de teste. 

COMPRE NA HORA CERTA, SEM PRESSA
Faça uma pesquisa e veja quando algo novo está prestes a sair. Se você esperar para comprar um computador logo depois de algum outro modelo mais novo ser lançado, é provável que saia bem mais barato. Ou então pode ser que você consiga comprar o modelo mais novo pelo mesmo preço que estavam cobrando pelo modelo antigo poucos meses antes. Além disso, dê uma olhada nas promoções - a concorrência entre lojas de informática é feroz, principalmente na época de Natal. É claro que se você precisa comprar um computador imediatamente se esse conselho não se aplica a você, mas se puder esperar um tempo, faça isso.

PESQUISE E COMPARE
Não compre um novo computador logo na primeira loja que entrar - visite o maior número possível de lojas físicas e online antes de tomar uma decisão. Todas as lojas terão alguma promoção disponível em um momento ou outro. Se você for paciente e pesquisar, provavelmente vai achar o mesmo produto, ou até um melhor, por um valor mais baixo.

SEJA CONVENCIDO A COMPRAR
Se você está fazendo a compra em uma loja física, pergunte ao vendedor sobre a possibilidade de receber algumas coisas gratuitamente. Você vai precisar de um teclado, mouse e outros acessórios, por isso vale a pena perguntar o que a loja pode fazer "para convencer você a comprar com eles". É claro que isso nem sempre é possível, mas não custa perguntar, não é?

ANTIVÍRUS SEMPRE
Este último ponto é relevante apenas depois de ter feito a compra, mas deve ser notado. Nunca deixe que o antivírus saia da validade sem renovar sua assinatura ou instalar uma versão gratuita, como o AVG. Se não o fizer, você vai colocar seu computador em risco - e limpá-lo será um verdadeiro pesadelo! 

Fonte de informações: CheatSheet


Nenhum comentário:

Postar um comentário