quarta-feira, 5 de julho de 2017

COMPUTADOR DESLIGANDO OU REINICIANDO SOZINHO?


Muitas vezes nosso desktop ou notebook começa a reiniciar sozinho, ou até mesmo desligar. Bem, existe um série de causas e problemas possíveis. Vamos falar um pouco sobre algumas coisas que, quem sabe, possam ajudar você a resolver este problema. Mas lembre-se, sempre o melhor a se fazer é procurar uma assistência técnica. Porém caso você seja a favor do faça você mesmo, dê uma conferida aqui que vai ser bem útil.

Se seu computador começou a apresentar este problema recentemente e simplesmente do nada, você deve tentar lembrar a última vez que realizou uma limpeza no mesmo, ou até se aconteceu alguma queda ou pico de luz recentemente.

No caso dos notebooks, é mais seguro levar direto em uma assistência técnica, pois eles possuem peças mais sensíveis e uma montagem mais complexa, o que muitas vezes pode aumentar o problema se os cuidados necessários não forem tomados.

Pois bem, se seu notebook apresentou este problema, na maioria das vezes, eles podem estar relacionados a superaquecimento, causado pela falta de pasta térmica ou sujeira, mas também pode ser em virtude das memórias RAM ou até mesmo da fonte de energia. Você pode realizar os testes usando outro carregador, ou se seu notebook possui um compartimento de memória que pode ser acessado sem abrir o notebook, você pode realizar a limpeza das mesmas com uma borracha. Se isso não resolver, a sugestão é levar direto para a assistência técnica. 

Nos desktops, os problemas podem ter a mesma origem. Sujeira, pasta térmica, memórias ou fonte. Mas me diz, como essas coisas podem fazer com que o meu PC reinicie. O processador tende a esquentar muito durante seu trabalho e os responsáveis pelo seu resfriamento são o dissipador de calor e o cooler, já a pasta térmica tem a função de condutora, transferindo o calor do processador para o dissipador, e quando a mesma está seca, ela realiza o processo de retenção, o que faz com que o processador esquente ainda mais e para evitar que ele queime e cause danos a placa mãe, a mesma realiza esse desligamento ou reinicia, já a sujeira pode trancar os coolers ou fazer com que o calor seja retido nas peças. No caso da fonte, ela pode causar este problema por não possuir potência suficiente para alimentar os componentes do computador, ou por ter sofrido algum dano elétrico, o que a leva ao desligamento, evitando que demais problemas sejam causados a outros componentes do computador. 

Para realizar os testes e começar a tentar solucionar o problema, abra sua CPU e verifique se ela está muito suja. Se sim, este já pode ser o seu problema, realize uma limpeza minuciosa, tomando as precauções devidas, antes de encostar em qualquer componente do computador, descarregue sua eletricidade estática, para isso, toque por alguns instantes qualquer base metálica que estiver fixada ao chão, ou algum aterramento pré pronto. O ideal para realizar a limpeza do computador é com um secador de cabelo que possua a opção de desligar o ar quente, pois o mesmo pode danificar os componentes, ou até mesmo um ventilador potente. Caso não tenha nem um deles a mão, limpe com um pincel anti estática. Feita esta limpeza passe para o próximo passo, remova o cooler e o dissipador de calor e verifique a pasta térmica, se ela estiver seca realize a substituição da mesma. Durante este procedimento é indicado também realizar a limpeza dos pentes de memória, para isso use um limpa contato, ou uma borracha branca. 

Se ainda assim o seu problema não foi resolvido, teste outra fonte, de preferência uma mais potente. Porém caso não obtenha sucesso, ai não tem jeito, recorra a uma assistência técnica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário