sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

VOCÊ SABE USAR O SEU MOUSE?


Embora o mouse pareça um acessório trivial do seu computador, há muitas coisas sobre o seu uso que talvez você desconheça. Aqui estão algumas ótimas dicas sobre como tirar o melhor proveito e aumentar a sua produtividade ao usar o PC.

TECLA SHIFT E CLIQUE NO MOUSE
Em programas de edição de texto, tais como o Microsoft Word e até mesmo na sua webpage, você pode selecionar todo ou parte de um texto usando a tecla Shift e clicando no mouse. Coloque o cursor no início do parágrafo e segure a tecla Shift. Clique no final do parágrafo para destacá-lo inteiro, ou onde quer que você queira finalizar a seleção.

Outra dica: Apertar a tecla Alt enquanto seleciona um texto permitirá que você seletivamente destaque este texto. Muito útil se for um parágrafo ou o outro texto estiver em uma coluna.

TIRE MAIOR PROVEITO DA RODINHA DE ROLAGEM DO MOUSE
A maioria dos mouses possuem uma rodinha de rolagem entre os botões esquerdo e direito que lhe permitam rolar a página para cima e para baixo. Entretanto, ela também pode ser usada para bem mais tarefas!

- A rodinha do mouse pode ser usada como um botão. Pressionar a rodinha é como clicar um terceiro botão do mouse. Você pode fazer isso num link para abrir uma página da web em uma aba do seu navegador. Também pode ser utilizada para fechar uma aba aberta no seu navegador.

- Pressione a tecla Shift enquanto rola a tela para cima e para baixo no seu navegador de Internet, para poder mover webpages mais rapidamente. Rolar para cima é ir adiante. Rolar para baixo, volta onde estava e vai para trás.

- Para Aumentar ou reduzir de tamanho de uma webpage ou documento, pressione a tecla Control (Ctrl) e role a rodinha para cima para aumentar, ou para baixo, para diminuir.

- Algumas rodinhas de mouse podem ser puxadas para a esquerda ou direita, para se mover para frente (direita) ou para trás (esquerda) na webpage.

SELECIONE COM CLIQUES DUPLOS OU TRIPLOS
Palavras podem ser selecionadas com cliques duplos no botão esquerdo do mouse. Se você quiser selecionar um parágrafo inteiro, clique o botão esquerdo do mouse três vezes no texto. Não vale para Notepad.

CLICAR NO BOTÃO DIREITO
Você pode clicar o botão direito quando quiser selecionar um texto ou visualizar as propriedades de um elemento. Por exemplo: se você seleciona um texto, pode clicar com o botão direito no texto selecionado e copiá-lo, e clicar no botão direito novamente para colá-lo.

Outra dica: Se você clicar num texto com o botão direito e arrastá-lo enquanto segura esse botão pressionado, ao soltar, receberá a opção de mover ou copiar o texto. Isso lhe poupará da tarefa extra de ter que clicar no botão direito de novo onde quer colar o texto.

TECLA CTRL E CLIQUES NO MOUSE
Quando você pressiona a tecla Ctrl, pode clicar com a tecla esquerda para selecionar múltiplos arquivos ou selecionar múltiplos trechos de um texto. Pode também pressionar a tecla Ctrl e usar as setas para cima e para baixo para selecionar o texto.

USE OS BOTÕES LATERAIS DO MOUSE
Os computadores mais novos trazem botões nas laterais do mouse (perto dos botões esquerdo e direito). Esses botões podem ser programados para fazer muitas coisas, porém, normalmente, o botão do lado esquerdo do polegar pode ser usado para voltar a uma webpage, e o direito, para ir adiante.

USE A FUNÇÃO "SNAP TO"
O Windows tem uma função chamada "Snap to" que, automaticamente, move o seu mouse para botões na caixa de diálogo, assim como "X" para "sair" ou de "_" para minimizar. Por exemplo, para fechar uma janela você poderá receber um aviso perguntando se você quer mesmo executar aquela ação. Com a ferramenta "Snap to", o mouse se moverá automaticamente para o botão OK de maneira que, tudo o que você tem que fazer é concordar. Para disponibilizar esta ferramenta,  abra em "Propriedades do Mouse" no Painel de Controle, e marque "Snap to" sob o botão "Opções de Ponteiros".

COMO ADMINISTRAR UMA JANELA ABERTA
Clique duas vezes em cima do título de uma barra de uma janela para maximizá-la ou, se já está maximizada, para redimensioná-la. Clique duas vezes no ícone da janela no canto superior esquerdo para fechar a janela.

MOVA O MOUSE COM O SEU TECLADO
Em vez de usar um mouse comum, você pode habilitar seu computador para usar o teclado de números como mouse. Esse truque leva um pouco de tempo para ser aprendido, mas pode fazer o seu uso do PC muito mais eficiente.

SEGURE O SEU MOUSE DE MANEIRA CORRETA!
Não há necessidade de segurar o mouse como se fosse uma tábua de salvação! Ele se moverá bem com apenas um leve toque, que também protegerá a saúde do seu pulso. Isso é importante para aquelas pessoas que usam o computador por muitas horas no dia, pois a postura incorreta ao segurar o mouse pode causar muitas dores que podem ser evitadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário