segunda-feira, 7 de novembro de 2016

EU MORRI, E AGORA?


Você já parou para pensar sobre o que vai acontecer com o seu Facebook quando você morrer? Será que o perfil ficará pra sempre na base de dados da rede social? Será que é preciso informar a morte ao Facebook ou será que existe a possibilidade de fazer algum tipo de escolha enquanto ainda estamos vivo? Preciso deixar minha senha com alguém?

O Facebook dá a possibilidade de você fazer duas coisas com a sua conta (enquanto ainda está vivo, claro!): você pode optar por transformar a sua conta em um memorial, ou excluí-la permanentemente após a morte.

CONTA MEMORIAL DO FACEBOOK

Quando uma conta no Facebook é transformada em Memorial, amigos e familiares podem compartilhar fotos e conteúdo com essa pessoa.

Sempre que alguém interagir com uma “Conta Memorial”, a expressão “Em memória de” será exibida ao lado do nome do perfil.

O conteúdo que o falecido postou anteriormente nas redes sociais permanece, mas fica indisponível, por exemplo, como sugestões para outros perfis, lembretes de aniversário ou anúncios do Facebook.

HERDEIRO DA CONTA

Ninguém pode entrar em uma conta transformada em “Memorial”, a não ser que o dono da conta tenha deixado um herdeiro. Neste caso, o herdeiro pode escrever uma publicação para deixar fixada em seu perfil, responder solicitações de amizade e até mesmo atualizar a imagem de perfil e foto de capa.

Todas essas permissões não dão ao herdeiro, porém, acesso ao login da conta do falecido. Por isso mesmo, ele não pode remover ou alterar publicações, fotos e outros conteúdos compartilhados na linha do tempo, ler as mensagens e remover os amigos já adicionados.

O herdeiro também pode baixar uma cópia de todo o conteúdo já postado pelo perfil do falecido. “Poderemos conceder recursos adicionais para o contato herdeiro no futuro”, garantiu o Facebook, em post oficial.

COMO TORNAR ALGUÉM HERDEIRO DA CONTA

Pelo navegador (via desktop), acesse o canto superior direito e selecione “Configurações”. No menu à esquerda, vá em “Segurança” e clique em “Contato Herdeiro”.



Basta digitar o nome do contato que você deseja que herde sua conta e clicar em “Adicionar”. Quando você pressionar “Enviar”, seu amigo no Facebook receberá notificação de que é seu atual herdeiro.




Sempre que quiser, é possível adicionar pessoas, alterar ou remover o herdeiro nas “Configurações de Segurança”. É preciso ter mais de 18 anos para selecionar essa opção.

EXCLUIR A CONTA PERMANENTEMENTE

Se você não quiser que o seu perfil do Facebook fique ativo após a sua morte, é possível programar a exclusão permanentemente.

Para fazer isso, basta selecionar “Contato herdeiro”, seguindo as mesmas instruções acima, e marcar a opção “Exclusão de Conta”.



Para informar ao Facebook que o dono de um perfil faleceu, é preciso colocar o nome dela, a data exata de sua morte e inserir o link de obituário, ou qualquer outra documentação que comprove a morte do indivíduo.

A rede social analisa e, caso seja aprovado, fará valer a opção deixada pelo usuário anteriormente. Caso essa preferência não tenha sido colocada, um ente familiar pode solicitar ao Facebook a criação de uma Conta Memorial, ou excluir a conta de uma vez do falecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário