domingo, 6 de novembro de 2016

DIFERENÇAS ENTRE OS FORMATOS DE IMAGEM


Se perguntarem a você qual é o melhor formato de imagem que existe, qual seria sua resposta? JPEG? Não estaria de todo errado, mas a resposta correta seria: DEPENDE. 

Vamos explicar e você vai entender...

RAW

'Raw' em inglês significa “cru”. O RAW é o formato mais fiel à imagem que as lentes da câmera transmitiram ao sensor. Ela não sofre compressão alguma, portanto, contém mais informações, detalhes e propriedade de cores mais fiéis que uma imagem em formato JPG, por exemplo. Em compensação, as imagens ficam mais pesadas e bem menos fotos caberão em seu cartão de memória. A compressão acontece dentro da câmera e é parte do processo de digitalização da imagem.

O RAW não deveria ser um formato de imagem, já que é uma imagem sem efeitos de compressão. Tanto que o formato dos arquivos RAW varia de uma marca para outra. A Canon, utiliza o formato “.crw”. Já na Nikon os usuários encontram o formato “.nef”.

Se resolver utilizar o RAW em fotos com câmeras digitais, saiba que nem todos os softwares tem suporte para abrir arquivos RAW. Photoshop – junto do plugin Adobe Camera RAW, Adobe Lightroom são os principais editores de fotografias em RAW. Todas as imagens RAW precisam passar por um software de pós-produção para depois se tornar uma imagem jpg ou png, tiff, gif ou outros.

A utilização mais comum do RAW se dá no clique da foto e edição. Após o processo de edição, o usuário pode salvar a foto no formato que desejar. Desta forma, mesmo que em JPG, a imagem não sofrerá mais modificações e, portanto, preservará a qualidade da foto.

TIFF

TIFF (Tagged Imagem File Format) sofre pouca compressão do sistema das câmeras. O formato é melhor que o JPG e ligeiramente inferior ao RAW. 

Há quem ache que o TIFF é o melhor formato para se trabalhar com imagens sem compressão. Assim como o RAW, o TIFF precisa ser trabalhado desde o clique da foto. De nada adianta tentar melhorar a qualidade da imagem depois dela já processada. Portanto, sua câmera precisa ter suporte para fotos em TIFF, do contrário a utilização do mesmo vai apenas tornar seus arquivos mais pesados - sem melhora de qualidade.

As imagens salvas em ".TIFF" também preservam camadas (layers) sobrepostas, sendo um formato aberto, bem como o PSD, utilizado no Photoshop.  

JPG / JPEG 

Este formato utiliza um algoritmo de compressão para reduzir o tamanho de imagens bitmap. É bem provável que no seu dia a dia você tenha constante acesso a imagens ".JPG/JPEG" ou ".PNG" para imagens vazadas (sem cor de fundo). O JPEG (Joint Photographic Experts Group), possui alta taxa de compressão. Com este formato você pode ter imagens de resolução ótima com um tamanho de arquivo bem enxuto. 

JPG/JPEG é o formato preferido para imagens da web, por conta de seu pequeno tamanho e qualidade aceitável. O Photoshop tem ainda o chamado "save for web" que comprime ainda mais a imagem apagando do código dela uma série de informações de exposição, localização e todos aquelas propriedades de identificação.  

GIF

O GIF (Graphics Interchance Format) foi desenvolvido pela CompuServe para atender a necessidade de imagens em computadores mais antigos, em que a imagem dos monitores era exibida em 8 bits. Este formato é patenteado. Hoje é muito mais comum a utilização de Gifs animados nas redes sociais. O GIF preserva transparência de cores indexadas. 

Já na parte das imagens estáticas, o Gif foi substituído pelo PNG e o JPG, que possui compressão menor e mais qualidade nos pixels.

PNG

O PNG (Portable Network Graphics) é popularmente conhecido como um formato em que não é necessário utilizar o canal alfa da imagem, ou seja, pode ser salvo sem o fundo (fundo vazado). O PNG é um formato livre de patentes – diferente do GIF – que permite regular a compressão da imagem sem danificar exorbitantemente sua qualidade.

Então, qual é o melhor? 

Depende da utilização da imagem. Lembrando que o Photoshop e outros softwares de edição possibilitam que além de poder alterar a propriedade de cor (edições) da imagem permite que o tamanho, resolução, qualidade e formato sejam alterados. Portanto, o propósito para o qual você está utilizando cada formato é que define se é a melhor opção ou não. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário