sábado, 23 de julho de 2016

VOCÊ SABE DE ONDE SURGIU A GÍRIA "OK"?


Você certamente sabe o que significa a expressão ‘OK’, mas talvez nunca tenha se perguntado sobre a origem dela. Apesar de ser uma gíria estadunidense, ela acabou ultrapassando fronteiras, passando a ser utilizada amplamente em todo o mundo. E se você agora está se perguntando de onde veio essa expressão de duas letras, lá vai:

Na verdade, existem algumas explicações diferentes. A mais aceita delas trata do editor do jornal ‘Boston Morning Post’, que publicou um artigo satírico sobre uma organização chamada “Anti-Bell Ringing Society”. Nesse artigo, publicado em 1839, o autor utiliza em determinado momento a gíria ‘O.K’, que ele mesmo explica como “all correct” – tudo certo. Nada muito estranho para aquela época, já que os estadunidenses gostavam de encurtar frases como ‘it shall be done’ (isso será feito) para i.s.b.d, entre outras gírias. Podemos considerar, por exemplo, que o ‘OK’ foi o precursor de gírias como o ‘OMG’ (oh my god – oh meu Deus) e ‘LOL’ (laughting out loud – rindo alto). Mas como a gíria ‘AC’ (all correct) poderia ser confundida com ‘alternating current’ (corrente alternada), foi adotado “Oll Korrect” – que possui a mesma pronúncia.

Como ocorreu a popularização da gíria?

De acordo com o portal ‘Mental Floss’ e o livro OK: The Improbable Story of America’s Greatest Word, de Allan Metcalf, o ‘OK’ teve muita sorte quando foi utilizado pelo político estadunidense Martin van Buren, que tinha o apelido de ‘Old Kinderhook’. Os apoiadores de Martin, durante uma campanha do político, criaram o ‘O.K Club’. Mas depois de algumas briga entre o clube e outros políticos, a gíria passou a receber vários outros significados alternativos – e satíricos: “out of kash” (sem dinheiro); “out of karacter” (sem caráter), “orful (gíria para awful) katastrophe” (horrível catástrofe), entre outros. Assim, de acordo com Metcalf, a gíria foi ganhando espaço entre os estadunidenses, principalmente pela ‘amnésia coletiva’ que sofreram os americanos da época sobre a verdadeira origem do termo, ainda que todos soubessem seu verdadeiro significado.

Explicação alternativa

O livro ‘Guia dos Curiosos’, de 1996, no entanto, diz que a expressão surgiu na Guerra de Secessão dos Estados Unidos (que aconteceu entre 1861 e 1865). Naquela época, de acordo com o livro, os soldados estadunidenses utilizavam a gíria ‘0K’ em placas para dizer ‘0 Killed’ (0 mortos), no intuito de informar que uma batalha não havia deixado baixas.
Fonte: MentalFloss

Nenhum comentário:

Postar um comentário