segunda-feira, 25 de julho de 2016

COCA COLA PERDENDO FÃS?


Qualquer indivíduo que entenda algo de comunicação sabe que criar uma identificação entre marca e cliente/consumidor é um dos principais objetivos das ações criadas para um produto. E desde a sua invenção, em 1892, a Coca-Cola faz isso muito bem. Inventada primeiramente como um xarope alternativo às bebidas pouco atraentes da época (além das alcoólicas), rapidamente ganhou espaço nos Estados Unidos, tomando as prateleiras de lojas de conveniência e ganhando a paixão de milhares de consumidores. Com tanta fama, era de esperar que surgissem os fanáticos pela bebida – aqueles que se apegaram tanto com o produto que jamais permitiriam mudanças radicais.

E foi exatamente o que aconteceu em 23 de abril de 1985, faltando menos de uma década para a bebida completar 100 anos. Foi lançada a ‘New Coke’ – uma nova versão da famosa bebida, que prometia ser mais doce e ter uma fórmula completamente revolucionária. O problema é que a maior parte dos consumidores de Coca-Cola não queria nenhum tipo de fórmula revolucionária, e praticamente ninguém estava insatisfeito com o sabor da bebida original. Com isso, a nova versão da Coca-Cola foi um completo fracasso. As vendas escassas, e o grande número de cartas pouco amistosas que chegavam de consumidores dos mais variados locais, fizeram com que a empresa voltasse atrás e retirasse de circulação a bebida com nova fórmula.

A partir de então, para tranquilizar seus clientes, todas as latas de Coca-Cola saíam da fábrica com a palavra ‘Classic’ (clássico), para identificar que aquela bebida que eles estavam comprando era, de fato, a Coca-Cola original.

De 1985 até 2015 a empresa lançou uma série de versões diferentes da bebida, como a famosa Coca-Cola Zero, e a versão Light – mas desde então, nunca mais mexeu na fórmula original, e provavelmente nunca mais irá mexer.


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