quarta-feira, 4 de maio de 2016

HÁBITOS QUE DANIFICAM O SEU COMPUTADOR



Não há como negar: hoje os computadores são necessidade, essenciais para o nosso dia a dia. Além de instrumento de trabalho, usamos os computadores para informação, entretenimento, para pagar as contas no site do banco e até mesmo fazer compras. Mas se você quer manter o seu computador em bom funcionamento, deve cuidar dele e evitar danos, para que não tenha a desagradável surpresa de precisar dele e não conseguir, pois você não tomou alguns cuidados necessários. Por isso, preste atenção nas dicas que selecionamos abaixo. São erros que costumamos cometer e, ao evitá-los, seu PC terá uma vida longa.


BLOQUEAR A SAÍDA DE AR

Este é um erro muito comum para quem usa laptops. Colocá-lo no colo, apoiado por uma almofada, cobertor dobrado ou até mesmo sobre as pernas pode bloquear a saída de ar. Todos os computadores têm um sistema de resfriamento que, se bloqueados, param de funcionar e podem até queimar o seu PC. No caso de computadores de mesa, evite deixá-lo muito próximo de cortinas ou encostado na parede.

APAGAR ARQUIVOS DO SISTEMA

É muito bom ter o hábito de fazer aquela limpeza interna no seu PC - apagar os cookies do navegador, apagar fotos desnecessárias, transferir arquivos grandes para um HD externo etc. O problema é quando queremos "limpar demais" e então saímos à procura de arquivos volumosos sem saber o que são e para que servem. Não faça isso sem se informar. Você pode apagar arquivos importantíssimos que são essenciais para o bom funcionamento da máquina. Caso seja leigo no assunto, aqui vai uma informação importante: nunca apague arquivos com as extensões .sys, .dll e .exe, principalmente dos diretórios Programas, Usuários, System32 e Windows.

LIMPAR A TELA COM LÍQUIDOS

É um grande erro limpar a tela com um tecido muito úmido ou produtos como detergente ou limpa-vidros. Esses produtos podem causar corrosões na tela, principalmente o detergente, que danifica o revestimento da tela. A melhor forma de limpá-la é utilizar um tecido de microfibra ou algum mais suave, como o tecido utilizado para limpar as lentes dos seus óculos. Quanto aos produtos, caso realmente precise utilizar para remover manchas ou impressões digitais, procure por produtos específicos em lojas de informática.

FORÇAR O DISPOSITIVO DE CD E DVD COM A MÃO

Quem nunca fez isso? Podemos até usar o botão para abrir e colocar o CD ali, mas para fechar, muitos de nós empurramos com o dedo, o que é prejudicial. Ao forçar com a mão, corre-se o risco de danificar o mecanismo interno e, se isso acontecer, só um técnico poderá consertar.

USAR A MESMA SENHA

Quem tem aquele probleminha de memória e usa a mesma senha para tudo pode abrir portas para hackers. Ao usar a mesma senha para o seu e-mail, site do banco e redes sociais, fica muito mais fácil a vida desses criminosos virtuais, pois eles podem acessar todas as suas informações e fazer grandes estragos, inclusive pegar dinheiro da sua conta bancária! Portanto, faça senhas diferentes para cada serviço que for usar. E evite números e palavras óbvias. Quanto mais complexas forem as senhas, maiores são as dificuldades dos hackers de consegui-las.

NÃO REINICIAR APÓS INSTALAR UM NOVO PROGRAMA

Ao instalar um novo programa no seu computador, grande parte deles pedem que você reinicie a máquina. Muitos acham que é uma perda de tempo, ou clicam na opção de reiniciar depois, mas alguns exigem que você reinicie. Isso é fundamental para que o programa funcione corretamente. Caso não tenha paciência, opte por instalar novos programas quando não estiver com outras tarefas, para então instalá-los adequadamente.

NAVEGAR NA INTERNET COM ANTIVÍRUS DESATUALIZADO

Que perigo! Ter um bom antivírus, sempre atualizado, é essencial para que você use a internet tranquilamente. Nunca sabemos quais páginas podem conter arquivos maliciosos que silenciosamente entram na sua máquina para roubar informações. Um bom antivírus identifica páginas perigosas de imediato, poupando-o de problemas como roubo de informações pessoais e instalação de arquivos que destroem seu PC.

EXPOR SUA MÁQUINA AOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Se você tem cachorros e principalmente gatos em casa, deve ficar muito atento. Muitos deles gostam de usar o computador, principalmente laptops, como travesseiros e até como "cama". Os gatos adoram dormir em cima de laptops, pois eles sempre procuram superfícies quentes para deitar. É adorável, mas você está estragando seu PC. O peso do animal em cima do teclado estraga todo o dispositivo, além da quantidade de pelos que entram pelo teclado. E tem mais: isso pode provocar superaquecimento da máquina.

INSTALAR PROGRAMAS COM PRESSA

Ninguém gosta ou não tem paciência de ler aquelas janelas com textos imensos que contêm as informações do programa que você vai instalar, e já clica diretamente em "OK" ou "Estou de acordo". O problema é quando esses programas instalam dispositivos a mais na sua máquina, como barra de ferramentas no navegador e outros que você sequer sabe que foram instalados. Além disso, muitos deles oferecem versões gratuitas mas escondem a informação de que, após certo período, você terá que pagar para usar. Não instale os programas com pressa. Faça o passo a passo com tempo e atenção.

FAZER LIMPEZA INTERNA COM O COMPUTADOR LIGADO

É altamente recomendável abrir o revestimento da máquina e fazer uma boa limpeza interna com os instrumentos e produtos adequados, removendo toda a poeira e aquelas sujeirinhas persistentes. Mas para executar essa tarefa é primordial desligar o PC, inclusive retirar da tomada, para evitar quaisquer danos ao seu equipamento e para a sua própria segurança, evitando um choque, por exemplo. Não deixe de clicar aqui para ver um guia super fácil de como fazer essa limpeza.

COLOCAR OBJETOS MAGNÉTICOS PRÓXIMOS AO COMPUTADOR

Os computadores utilizam um sistema magnético para armazenar dados. Portanto, preste atenção se há cabos desprotegidos próximo à sua máquina, pois isso pode danificar o funcionamento. Além disso, ímãs podem provocar interferência, principalmente se você ainda tem aqueles monitores antigos.

EXPOSIÇÃO AO CALOR

Expor o seu PC a fontes diretas de calor, principalmente luz do sol, pode causar superaquecimento. O sistema de resfriamento não vai suportar tanto calor e parar de funcionar e, com isso, pode danificar e até derreter algumas peças internas, principalmente as de plástico, ou até mesmo estragar definitivamente o seu computador. Por isso, mantenha-o longe de exposição ao sol ou locais muito abafados. Se sair com o seu laptop, não deixe-o dentro do carro se o dia estiver muito quente.

BATER NO COMPUTADOR

Quando o PC faz ruídos estranhos ou até mesmo trava ou para de funcionar, muitos optam por dar tapas e chacoalhões para voltar ao normal, até mesmo o monitor. Pois saiba que esses aparelhos estão repletos de peças muito delicadas, e se você fizer isso, elas podem quebrar ou se desconectar, e aí sim você terá problemas. Se o seu computador está com problemas, não se irrite. Respire fundo, desligue, aguarde alguns minutos e ligue novamente. Não desconte a sua raiva nele. E se o problema persistir, então é hora de contatar a assistência técnica.

NÃO DESLOGAR SUA CONTA DE EMAIL APÓS O USO

Você checou, leu e respondeu todos os seus emails. Na hora de sair, simplesmente fecha o navegador sem desligar a sua conta. Alguns serviços de email não desligam automaticamente quando você encerra o navegador, o que é um grande perigo, pois alguém pode acessar a sua conta. Se usa o seu email pessoal no trabalho, é fundamental que faça isso antes de desligar o PC para manter a sua privacidade.

FORÇAR A SAÍDA DO DISPOSITIVO USB

Os dispositivos USB salvaram as nossas vidas, principalmente os pen drives. Neles podemos carregar diversos arquivos, de fotos a vídeos e músicas e muito mais. É muito útil e dinâmico no trabalho. Porém, em alguns casos não conseguimos desconectá-lo após o seu uso. Você tenta de diversas maneiras, mas o sistema insiste em mantê-lo funcionando. Não "arranque" o USB, pois isso pode danificar os arquivos que você mantém no seu pen drive, HD externo ou até mesmo smartphone. Em alguns casos, o ideal é até mesmo desligar a máquina, e então remover o dispositivo móvel. Depois, reinicie e veja se está tudo certo com os arquivos.

ABRIR VÁRIOS SITES DE UMA SÓ VEZ

Você abre o seu navegador e costuma abrir, de uma só vez, o seu email pessoal, redes sociais, site de notícias, vídeos, música, e então um assunto te interessa e abre outra página e mais outra... Quando percebe, tem tantas abas abertas que nem sabe mais por onde começar. Isso pode te causar uma grande perda de tempo, pois terá que fechar uma aba de cada vez, e verificar cada conteúdo para saber se deve mantê-la aberta ou não. E tem mais: quanto mais sites você abrir, mais memória o computador vai usar e armazenar muitos cookies na sua máquina, tornando-a lenta. O ideal é abrir no máximo nove páginas. Atente-se a isso e aos hábitos anteriores aqui citados e o seu computador lhe agradecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário