quinta-feira, 30 de abril de 2015

A MÃO DE DEUS PARA OS MOTOCICLISTAS


Quando o controle eletrônico de estabilidade (ESC, na sigla em inglês) apareceu pela primeira vez, nos anos 90, equipando carros de luxo, seu efeito foi descrito como "a mão de Deus" alcançando o motorista e corrigindo seus erros.

Mas nenhum veículo é menos tolerante a erros do que uma motocicleta, com sua propensão a derrapar e, assim, expor seu piloto a todo tipo de perigos.

E se, assim como fizeram com o ESC, engenheiros desenvolvessem um sistema que ficaria nos bastidores, sem ser notado, esperando para agir com sua "mão de Deus" eletrônica apenas no instante em que a moto está prestes a cair?

O resultado seria algo bastante parecido com o Sistema de Controle de Estabilidade de Motocicletas (MSC, na sigla em inglês), desenvolvido pela alemã Bosch. Ele está acoplado na supermoto Ducati 1299 Panigale e na KTM 1190 Adventure, enquanto a BMW Motorrad, subsidiária de motos do Grupo BMW, emprega alguns de seus componentes em todos os modelos da marca.

"O objetivo da criação da Bosch não é fazer um computador dirigir a moto automaticamente, mas sim servir como uma espécie de rede de segurança invisível aos motociclistas", explica Frank Sgambati, diretor de marketing e inovação da divisão americana da Bosch.

"O grande atrativo da motocicleta é a adrenalina", reconhece. "Não queremos interferir ou mudar essa experiência. Queremos que o MSC apareça apenas em situações de pânico."

Os freios ABS, que ajudam a reduzir dramaticamente o risco de uma batida, já fazem parte do mundo das motos há tempos. Mas seu uso esteve limitado a modelos caros – e ainda assim como um opcional de custo extra.

O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), organização sem fins lucrativos financiada pela indústria americana de seguros, relata que motos equipadas com freios ABS têm 37% menos chances de se envolverem em acidentes que resultem na morte do piloto.

As motos equipadas com o sistema também apresentam 22% menos pedidos de indenização por danos em batidas, segundo o IIHS.

"Em uma emergência, o piloto tem frações de segundo para decidir entre apertar fundo os freios, o que trava as rodas e provoca uma batida, ou não frear e se arriscar a entrar com tudo em algum obstáculo", explica Russ Rader, porta-voz do IIHS. "É nessa hora que o ABS entra em ação, ajudando o motorista a frear bruscamente sem o medo de travar as rodas".

Sensor de inclinação

Mas assim como nos carros, para que os freios ABS ajam sozinhos, eles ainda precisam ser aprimorados. O sistema MSC da Bosch trabalha em cima dos equipamentos de ABS já existentes, acrescentando um sensor ao módulo ABS para que o computador reconheça a inclinação da moto e saiba se ela está sendo empurrada para cima a partir da aceleração ou para baixo com a freada.

Em um carro, uma roda travada deixa marcas no asfalto e aumenta a distância até que o carro pare completamente. Já nas motos, uma roda dianteira travada é praticamente sinônimo de queda, enquanto travar a roda traseira pode ser menos pior, desde que o piloto não solte o freio traseiro enquanto a moto está deslizando lateralmente.

Isso é um convite para que o pneu traseiro recobre tração quando a moto não está apontada para a frente, e arremesse o piloto para longe enquanto a moto tenta violentamente se realinhar com a direção do trajeto.

Para minimizar esses perigos, o módulo ABS da Bosch reúne informações dos sensores de velocidade das rodas e os utiliza para controlar o fluxo de pressão hidráulica da bomba para o freio – aplicando e liberando a pressão, conforme o necessário para evitar um travamento. Um sensor de inclinação também determina quanto de tração está disponível para a moto em um determinado momento.

Barateamento no futuro

Tudo isso pode soar como uma ótima notícia para a causa da segurança das motos, mas seria apenas se o MSC estivesse disponível em modelos mais baratos para acomodar pilotos menos experientes – os que mais se beneficiariam desse sistema.

Sgambati nota que mais modelos com preço acessível trarão a tecnologia dentro dos próximos anos. Segundo ele, assim como o custo do ABS caiu paulatinamente, o mesmo ocorrerá com o MSC.

Um bom exemplo disso é o fato de o atual sistema MSC ser o primeiro desenvolvido especificamente para motos, em vez de ser adaptado da tecnologia automotiva. Como o investimento inicial já foi feito, os custos devem cair.

Mas será que o controle de estabilidade vai realmente emplacar nas motos mais básicas, escolhidas pelos pilotos estreantes? "Esperamos que sim, e logo", diz Sgambati.

Quanto mais cedo, melhor. Afinal, todos os pilotos se beneficiam de demonstrações ocasionais de intervenção divina.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

CARTÓRIO ELEITORAL 26ª ZONA EM NOVO ENDEREÇO


O Cartório Eleitoral da 26ª Zona Eleitoral inaugurou, na noite do último dia 16, sua nova sede em Botucatu, localizada na Rua Monsenhor Ferrari, 466 – Centro, que atende também os municípios de Itatinga e Pardinho

O novo Cartório Eleitoral possui dois pavimentos com área total de 650m². O primeiro piso é dividido em dois ambientes: um para atendimento ao público e outro para reuniões e treinamento. Já a parte superior irá abrigar a seção de processos e acomodará as 360 urnas eletrônicas.

A nova sede atenderá de forma mais adequada o eleitorado, que nos últimos dez anos saltou de 86 mil para 115 mil eleitores e o crescimento do número de partidos que passou de 20 para 60 nos três municípios da comarca. As despesas com o aluguel do imóvel serão custeadas integralmente pelas prefeituras de Botucatu, Itatinga e Pardinho, que celebraram convênio com a Justiça Federal.

Antes não tínhamos se quer espaço para acomodar as pessoas, que esperavam em pé na fila, e às vezes do lado de fora, com acessibilidade limitada. Além do conforto, conseguiremos iniciar o processo de implantação da biometria visando as eleições de 2016”, comentou o juiz eleitoral, Dr. José Antonio Tedeschi.

A conquista dessa nova sede para o Cartório Eleitoral é resultado da união de esforços, do Poder Público e Judiciário, que nos últimos anos conquistaram também um novo Fórum, Cejusc [Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania] e Vara Federal, e mais recentemente a elevação do Fórum de Botucatu à entrância final, que além de fortalecer o Município regionalmente, possibilitará a obtenção de mais recursos ao Judiciário local, já pensando inclusive na abertura de um segundo cartório eleitoral”, justifica o prefeito de Botucatu, João Cury Neto.

Mais informações
Cartório Eleitoral da 26ª Zona Eleitoral – Botucatu
Telefone: (14) 3815-5379



terça-feira, 21 de abril de 2015

ACERVO DOS DIÁRIOS ASSOCIADOS GRÁTIS NA WEB


Todo o acervo dos Diários Associados, organização jornalística fundada por Assis Chateaubriand (1892-1968), vai ser disponibilizado gratuitamente na internet pela Biblioteca Nacional, tornando possível a consulta a exemplares históricos do Jornal do Commércio (RJ), Correio Braziliense, O Jornal, Diário da Noite e da revista O Cruzeiro, entre outros títulos. O acordo entre os Diários Associados e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), que cede os direitos de divulgação, foi celebrado nessa quinta-feira, 16, na sede da biblioteca.

A data em que o arquivo será colocado na Hemeroteca Digital da FBN, plataforma que reúne milhões de páginas digitalizadas de periódicos brasileiros, ainda não está definida. A FBN também vai receber dos Diários Associados 576 volumes da coleção física do periódico O Jornal, que circulou de 1919 a 1974, e 383 volumes do Diário Da Noite (1929-1962).

Para a coordenadora da Biblioteca Nacional Digital, Ângela Bittencourt, a doação do material tem valor inestimável. “São coleções que contam a história do nosso país. Disponibilizar todo este acervo gratuitamente, com acesso livre 24 horas por dia, é um projeto capaz até de mudar um pouco a nossa historiografia”, segundo ela.

O presidente da Biblioteca Nacional, Renato Lessa, garantiu que a instituição está preparada para receber o material. “Estamos construindo uma área nova na região portuária para expandir a armazenagem. Não podemos deixar de receber um acervo valioso como esse, e temos capacidade de guardá-lo com segurança”, garantiu.

Lessa explica que os papéis serão digitalizados e depois ensacados a vácuo. “Os jornais físicos serão microfilmados, digitalizados e acondicionados em sacos plásticos sem ar, o que dá para eles durabilidade infinita. Já estamos trabalhando no Jornal do Commércio e na revista O Cruzeiro, mas é preciso processar este material. Vai entrar na hemeroteca pouco a pouco”, acrescentou.

O presidente dos Diários Associados no Rio de Janeiro, Maurício Dinep, lembrou que a coleção tem exemplares raros. “Este acervo está guardado há anos e anos, sem acesso ao público. A Biblioteca Nacional já tinha parte microfilmada, mas com a doação será possível disponibilizar a coleção para o mundo inteiro pesquisar”, ressaltou.

A Biblioteca Nacional vai receber também precioso acervo musical. São 36.631 discos de vinil que eram do acervo da Rádio Tupi, emissora que faz parte do grupo dos Associados.

Escrito por Paulo Virgílio - Agência Brasil
Colaborou Nanna Pôssa - Repórter da Radioagência Nacional

sexta-feira, 17 de abril de 2015

QUANTO MAIS MADURA, MELHOR


De acordo com uma pesquisa científica japonesa, banana totalmente madura com manchas escuras na casca, produz uma substância chamada "factor de necrose tumoral", que tem a capacidade de combater células anormais. 

Quanto mais madura é a banana, melhor a sua capacidade anti-câncer. Bananas com manchas escuras são mais alcalinas e oito vezes mais eficazes na melhoria das propriedades dos glóbulos brancos, quando no seu estado de verde. 

Comer 1 ou 2 bananas por dia vai aumentar a sua imunidade.
Pelo sim pelo não, não custa tentar. Supostamente melhora o sistema imunológico.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

CURSO AO VIVO DE BOLOS, TORTAS E DOCES SEM GLÚTEN


Curso ao vivo de Bolos, tortas e doces sem glúten e sem leite com Carla Serrano

Glúten e leite: ingredientes tão presentes na confeitaria e no dia a das pessoas, mas tão prejudicial aos intolerantes. É para abraçar esse público que a eduK traz neste curso a oportunidade de aprendermos com a expert Carla Serrano várias opções de receitas sem glúten e sem lactose, além de todo ensinamento técnico desta especialidade, como a correta manipulação de alimentos sem alergênicos, como rotular os alimentos sem glúten conforme a legislação, a função dos ingredientes da confeitaria sem glúten e sem leite, além da preparação de bolos recheados, tortas, bolos simples, rocambole, sobremesas geladas e biscoitos, tendo como principal objetivo manter a adequada estrutura das receitas e, sempre que possível, utilizando-se de ingredientes saudáveis. O mais importante com todo este aprendizado é você não deixar de usufruir das delicias gastronômicas, seja para consumo próprio, do seu cliente, amigo ou convidado. Não perca esta oportunidade!
Ao vivo e gratuito:
16, 17 e 18 de abril das 14 às 17h

Reprise:

16, 17 e 18 de abril das 19 às 22h

Clique aqui e saiba mais detalhes para participar o curso

Grupo aberto no facebook para os alunos: