sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

EXPOSIÇÃO MÁRIO AMÉRICO NO SESI DE BOTUCATU

Mário Américo na concentração Brasileira na Suécia 1958

Quem acompanhou as sete Copas do Mundo realizadas entre 1950 e 1974 certamente se lembra de Mário Américo (1912-1990). Após desistir de ser músico e lutador de boxe, ele se tornou o mais antológico massagista do futebol brasileiro. A vida profissional de Mário é revisitada na mostra Mário Américo, o Massagista da Seleção Brasileira, com curadoria de João Kulcsár. A exposição estará no SESI Botucatu, de 4 de março a 12 de abril.

Fotografias, objetos pessoais e uma linha do tempo relembram fatos que marcaram o futebol brasileiro nas décadas de 1950, 1960 e 1970 – contextualizando o período em que Mário Américo acompanhou a seleção brasileira.

O público terá ainda a oportunidade de conferir um vídeo produzido especialmente para a mostra: com depoimentos inéditos de ex-jogadores que fizeram história, entre os quais Rivellino, Pepe e Zé Maria.

Mário Américo transformou a figura do massagista no mundo futebolístico, que passou a ter reconhecimento. Os jornalistas tinham que mencionar o nome de Mário nas legendas das fotos dos jornais, pois ele sempre aparecia no registro oficial do time”, destaca João Kulcsár.

Além de acompanhar o Brasil em sete mundiais, Mário Américo trabalhou na Portuguesa, no Vasco e no Madureira. Em sua trajetória, cuidou de alguns dos grandes craques do esporte, como Pelé, Garrincha, Zagallo e Ademir da Guia.

Lembrado com carinho por todos os ex-jogadores com quem trabalhou, ficou conhecido como “mãos de ouro” por recuperar atletas apenas com uma massagem forte – em um período em que a medicina esportiva ainda não contava com recursos avançados em tecnologia.

Mário transcendeu sua função de massagista e foi parte fundamental na história do futebol brasileiro, uma testemunha dos anos dourados da nossa seleção. Esperamos, com esta exposição, resgatar um pouco de sua trajetória e importância”, finaliza Kulcsár.

SERVIÇO
Espaço Galeria SESI/SP
Exposição Mário Américo, o Massagista da Seleção Brasileira

Local
: SESI Botucatu – r. Celso Cariola, 60. Eng. Francisco
Alvará: n º 99.261.201.232 vencimento dia 31/07/2019
AVCB: nº 109.132 vencimento dia 31/07/2017
Período expositivo
De 4 de março a 12 de abril de 2015 – de segunda a sexta das 8h às 17hInformações e agendamento para visitas educativas pelo telefone (14) 3811-4474
Entrada gratuita

Fonte: Assessoria do Sesi-SP 



Nenhum comentário:

Postar um comentário